
A Equinácea, conhecida por alguns com Planta dos índios, reforça o sistema imunitário.
Esta Planta Medicinal foi tradicionalmente usada pelos índios americanos, e por esse mesmo motivo, esta planta é conhecida por alguns por planta do índios. Amplamente usada em fitoterapia, por ter propriedades imunoestimulantes.
Segundo o Farmacêutico Carlos Pires, e através do seu artigo na revista +Saude, propriedade das farmácias portuguesas, a Equinácea estimula os mecanismos de defesa do organismo e tem características antibacterianas, antivíricas, anti-sépticas, e anti-inflamatórias.
Principais utilizações da Equinácea:
Uma das principais utilizações da Equinácea, são verificados na prevenção e redução dos sintomas associados às infecções do tracto respiratório alto com constipações, gripes, faringites, rinites e sinusites.
Contudo, existe ainda vários testemunhos, que suportam a tese de que esta planta, consumida em forma de chá de equinácea, combate eficazmente a infecção urinária leve, candidíase, dor de dente, gengiva, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas, pelo facto que fortalece o sistema imunológico.
Contra Indicações relevantes
Não recomendável a:
- Crianças com menos de 2 anos
- Grávidas e/ou a amamentar
- Doentes com historial de alergias
- Pessoas com doenças auto-imunes
- Doentes de Tuberculose, esclerose múltipla, HIV e colagenose
Como consumir ou utilizar a equinácea?
Existem cápsulas ou comprimidos à base desta planta. Contudo, e para quem prefere um remédio natural por não concordar com produtos naturais industrializados, poderá beneficiar das suas propriedades através da prática do consumo de chá de equinácea (tisana). Suas folhas, flores e raízes podem ser encontradas em lojas de produtos naturais online ou físicas.
Lojas Online:
www.teapot.pt
www.celeiro.pt
www.cebanatural.com
Notas:
São vários os suplementos alimentares que apresentam na sua composição equinácea.
In Revista + Saúde – Farmácias Portuguesas Edição Abril de 2017