Hipericão! Uma planta antidepressiva

O que é o hipericão?
O hipericão é uma planta de nome científico Hypericum perforatum, é também conhecido por erva-de-
-são-joão, e é usado como medicamento desde a Grécia Antiga.
A hipericina e hiperforina são os principais compostos existentes no Hipericão e que funcionam como mensageiros químicos no sistema nervoso central, promovendo a modulação o humor.
Uma das plantas mais procuradas na fitoterapia para controlo do humor.
Benefícios do Hipericão
Efeitos visíveis em sintomas depressivos leves, moderados ou até nos mais avançados. É utilizado para ajudar em sintomas que normalmente acompanham a depressão, ansiedade, cansaço, perda de apetite e distúrbios de sono.
Os Benefícios do consumo desta planta fazem-se sentir normalmente 2 a 3 semanas depois do inicio da toma.
Não são relatados resultados relevantes em depressões mais graves.
Pela grande possibilidade de interacção com medicamentos, a toma de Hipericão deve ser prudente e de acordo com os conselhos do seu médico.
Efeitos secundários
- O principal problema desta terapia natural é a possibilidade de interacção com outros medicamentos. É muito importante (obrigatório para a o seu bem estar e a sua segurança) que não misture o consumo desta planta com qualquer outro medicamento que possa estar a tomar na altura, sem supervisão ou autorização do seu médico. Principalmente medicamentos no tratamento do HIV, anticoagulantes, analgésicos, medicamentos anticancerigenos, e até medicamentos anti-depressivos.
- Pode causar desconforto abdominal ou dores de cabeça – mas ainda assim, sem comparação com os anti-depressivos convencionais.
- Suplementos ou Chás (tisanas) de Hipericão podem diminuir a eficácia da pílula contraceptiva.
- Os estudos registados com o consumo de Hipericão são todos de curto prazo, Não deve portanto fazer esta terapia natural de modo continuado ou muito prolongado.
- Tal como nas indicações de vários fármacos anti-depressivos, faça um período de desmame na altura de parar. Não pare abruptamente.
Não tomar durante a gravidez ou aleitamento.
Especial cuidado com:
– Consumo de suplementos de aminoácidos. Comuns em ginásios, sendo muito perigosa a mistura de Hipericão com suplementos desta natureza;
– Preparação para gravidez, na gravidez efectiva ou no período de amamentação;
– Na doença bipolar
– Não deve tomar-se nem antes nem depois de qualquer cirurgia;
Segundo a Revista Online de Cristina Sales (esmeraldazul.com) existem dosagens recomendadas que não devem ser ultrapassadas, com base nos estudo efectuados:
Dosagens
Na maioria dos estudos foi utilizada uma dosagem de 250 a 300 mg de Hipericão 3 vezes ao dia (0.2 a 0.3% de hipericina e 2 a 5% de hiperforina).
Onde Comprar Hipericão?
Podemos encontrar o Hipericão pronto para Infusão, nas ervanárias ou em algumas lojas online.
Nas lojas online por norma, oferecem valores mais atractivos.
Recomendo comprar em www.teapot.pt ou no www.celeiro.pt